Espaços Verdes Urbanos | Mulch - Paisagismo

Espaços Verdes Urbanos

O mulch orgânico tem sido largamente utilizado, especialmente nos EUA, Brasil e Alemanha, na construção de novos espaços verdes urbanos ou requalificação de áreas já existentes, sejam eles hortas urbanas, parques infantis, parques urbanos, ou outros.

HORTAS URBANAS

Devido à crescente urbanização, existe também o aumento do número de hortas urbanas. As hortas urbanas são espaços destinados à prática agrícola dentro das cidades e podem ter diferentes tipologias de acordo com sua a função:

 

  • Hortas de recreio: são espaços criados para uso recreativo dos seus utilizadores. Podem conter pequenas plantações (ervas aromáticas e legumes de pequena dimensão) ou plantas ornamentais (para decoração);
  • Hortas pedagógicas: espaços especialmente concebidos para oferecer formação agrária, hortícola, ambiental e ecológica;
  • Hortas sociais: são espaços idealizados para a exploração por parte de pessoas e famílias com poucos recursos. São aproveitadas para sustento alimentar, através de pequenas plantações de legumes, frutos ou ervas aromáticas;
  • Hortas medicinais: espaços cujo objetivo é o cultivo de plantas com funções terapêuticas, comummente ervas aromáticas como o tomilho, hortelã, erva-cidreira e sálvia.

PARQUES INFANTIS

Os parques infantis são espaços exteriores, desenhados com fins recreativos, e com o objetivo de entreter as crianças, ao mesmo tempo que combatem o sedentarismo nas camadas mais jovens da população. 

Estes espaços possuem equipamentos destinados a jogos e brincadeiras, mas são também espaços verdes de entretenimento. O mulch é utilizado para a proteção do solo (que se desgasta facilmente nestes espaços) e para a segurança das crianças e famílias que encontram, nestes espaços, momentos agradáveis de lazer e convívio. 

Parques Urbanos

Os parques urbanos são espaços de grande amplitude, públicos e exteriores. São utilizados por pessoas ou famílias que vivem em grandes centros urbanos e, que assim, podem usufruir de zonas verdes e de lazer. 

São também utilizados para a prática desportiva e atividades recreativas, culturais ou ligadas à educação. São espaços que permitem a descoberta de fauna e flora, livre de edifícios, asfalto ou poluição, tão característicos das cidades.

Requalificação Quinta do Rato, Cascais

Parque requalificado e inaugurado no passado dia 16 de julho, em Parede / Carcavelos, no Concelho de Cascais.

 

Veja todas as aplicações Mulch

 

 

Mulch - Paisagismo © 2016