Mulching - Técnica de Jardinagem | Mulch - Paisagismo

MULCH: O QUE É E PARA QUE SERVE?

Mulch, também designado por mulching, é uma técnica de jardinagem que consiste na aplicação de materiais no solo, os quais poderão ser orgânicos ou inorgânicos. 

Muitas “coberturas” para o solo, naturais ou sintéticas, são amplamente utilizadas na jardinagem e agricultura.

Ambas executam, pelo menos, três funções básicas:

 

REDUÇÃO DAS PERDAS DE ÁGUA NO SOLO

SUPRESSÃO DE ERVAS DANINHAS

PROTEÇÃO CONTRA TEMPERATURAS EXTREMAS

COMO SURGIU ESTA TÉCNICA DE JARDINAGEM? 

O mulch tem sido muito popular, em paisagens contemporâneas ou na decoração de jardins, dando-lhe um efeito mais natural mas estético. Contudo o conceito de mulch não é recente. 
Sempre caíram, das árvores que crescem naturalmente em matas e florestas, resíduos naturais (folhas, agulhas, entre outros), formando assim uma camada protetora natural do solo. São esses componentes que são utilizados para a produção de mulch orgânico.
A palavra mulch (inglês) terá derivado da palavra alemã “molsch”, que significa suave, começando a decair.

Este termo refere-se à utilização de palhas e folhas, por jardineiros e agricultores, com o objetivo de proteger as raízes de árvores e arbustos recém-plantados.
O mulching, como técnica de jardinagem, surgiu nos Estados Unidos, na década de 1950, e tem sido largamente utilizado noutros países, nomeadamente em França, Alemanha e Brasil, tanto na agricultura como em áreas e espaços verdes - jardins, parques, hortas urbanas e outros - pelas vantagens irrefutáveis que apresenta.

Mulch - Paisagismo © 2016