Orgânico vs inorgânico | Mulch

Quais as diferenças entre o Mulch Orgânico e inorgânico?

O mulch pode ser permanente (inorgânico) ou temporário (orgânico). Existem várias diferenças no material utilizado, na aplicação no solo, na sua manutenção e no impacto ambiental e económico.

Mulch Orgânico
Temporário

Mulch Orgânico

Mulch Inorgânico
Permanente

Mulch Inorgânico
Material
Resíduos orgânicos (folhas, palha, sementes, caruma e outros)
Redíduos inorgânicos (pedras, plástico, vidro e papelão reciclado e outros)
Efeitos no solo
A cobertura orgânica possui nutrientes indispensáveis ao equilíbrio do solo, preservando ou melhorando as suas características
Não possui quaisquer componentes que alimentem o solo, servindo apenas de decoração ou proteção (mais fraca que o orgânico)
Efeitos Económicos
Uma vez que são utilizados materiais considerados como desperdício/“lixo” é uma opção economicamente sustentada
Devido à necessidade de produzir materiais sintéticos ou aos custos associados à extração e transformação de outros materiais (ex.: pedra) é uma opção economicamente pouco sustentável
Funções
Proteção, nutrição e manutenção do solo, decoração de jardins
Proteção (mais fraca) do solo e decoração de jardins
Utilizações Comuns
Em qualquer tipo de espaço verde: jardins, hortas urbanas, parques, espaços verdes urbanos, agricultura, entre outros
Especialmente decoração de jardins. Na agricultura, o mulch inorgânico negro é comummente utilizado na plantação de alface, morango, tomate e melão

 

 

 

 

 

 

Apesar de não ser permanente, o mulch orgânico apresenta mais e melhores vantagens que o mulch inorgânico, tanto a nível da manutenção do solo, como ecológica, ambiental e economicamente.

 

A matéria orgânica decomposta facilita a aglutinação das partículas do solo numa estrutura mais grumosa que retém melhor a água e os gases indispensáveis para a vida das plantas e ao equilíbrio do ecossistema. 

O mulch inorgânico não tem capacidade de absorção pelo que não oferece os mesmos benefícios. Além disso, devido à utilização de polietileno (PET) e cloreto de polivinil (PVC) presentes no mulch inorgânico, a sua produção e utilização causam danos ecológicos e ambientais.

Mulch - Paisagismo © 2016